Blog VTC
website oficial do canal
Videoteca Cristã
Melhores comentários do livro de Gênesis
Top 3(+1) obras de nível Avançado
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis 1-15 (vol.1, 408p) e Genesis 16-50 (vol.2, 564p), por Gordon Wenham; é parte da série WBC; originalmente publicado em 1987 (vol.1) e 1994 (vol.2); ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra adota uma visão mito-teológica de criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Exegético, semi-técnico, evangélico e moderadamente conservador/progressivo.
Gordon J. Wenham é um renomado teólogo inglês e erudito da Bíblia, especialista no pentateuco. Ele estudou teologia na Universidade de Cambridge e no King's College London, tendo atuado ao longo de sua carreira como professor e pesquisador em várias universidades de renome.
- Tremper Longman: "Wenham é um dos melhores comentadores evangélicos da atualidade... seu comentário de Gênesis mostra um alto nível de erudição e de sensibilidade exegética"
- Keith Mathison (ministério Ligonier): "Wenham segue uma perspectiva em geral conservadora, sua exegese é cuidadosa e detalhada, sempre vale a pena consultar"
- John Walton: "essa obra traz uma apresentação sadia da interpretação evangélica moderna"
- O ministério Desiring God (associado a John Piper) recomenda especificamente dois comentários do livro de Gênesis - esse de Wenham e o de John Sailhamer (ver abaixo em nível intermediário).
OBS: a série WBC é conhecida por possuir um layout ruim, dificultando a leitura; em parte essa obra de Wenham se encontra desatualizada por ter sido publicada há mais de 30 anos (vol.1); em 2015, Wenham publicou um livreto chamado "Rethinking Genesis 1-11: Gateway to the Bible", em que ele dialoga com estudos mais recentes (não incluídos em seu comentário de Gênesis).
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
The book of Genesis 1-17 (vol.1, 540p) e The book of Genesis 18-50 (vol.2, 733p), por Victor P. Hamilton; faz parte da série NICOT; originalmente publicado em 1990 (vol.1) e 1995 (vol.2); ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra se mostra aberta à ideia de dias-eras da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, semi-técnico, evangélico e moderadamente conservador.
Victor P. Hamilton é um teologo americano conhecido por seus estudos no Antigo Testamento, em especial no pentateuco. Foi professor de teologia na Universidade de Asbury por mais de 35 anos.
- David Allan Hubbard: "um trabalho admirável, exposição detalhada, confiável e esclarecedora; a qualidade de sua pesquisa é acompanhada pela clareza de seus comentários - importante obra!"
- Keith Mathison (ministério Ligonier): "tem viés evangélico e no geral conservador; por ser um tanto quanto maçante, prefiro os comentários de Wenham ou Mathews, mas é sempre digno de consulta"
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "considero as obras de Wenham e Hamilton iguais em qualidade, com Wenham ligeiramente melhor na exegese e Hamilton um pouco mais profundo em mais questões, especialmente em sua seção de introdução; Hamilton é melhor na linguística, como gramática e análise minuciosa de palavras específicas, mas acho que às vezes ele até exagera; ele também dedica espaço ao longo de sua obra para discutir o uso de Gênesis no Novo Testamento"
- Website bestbiblecommentaries.com comenta: "mais fácil de ler que o comentário de Wenham, a obra de Hamilton combina exegese e teologia, algo que pastores consideram especialmente útil"
OBS: partes dessa obra estão naturalmente desatualizadas por terem sido publicadas há mais de trinta anos; Victor Hamilton é também autor da obra "Handbook on the Pentateuch" (atualizada em 2005), disponível no Brasil com o título "Manual do Pentateuco", já na sua 2a edição (editora CPAD).
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis 1-11:26 (vol.1, 528p) e Genesis 11:27-50:26 (vol.2, 960p), de Kenneth Mathews; é parte da série NAC; originalmente publicado em 1996 (vol.1) e 2005 (vol.2); ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra adota uma visão literária/retórica da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, semi-técnico, evangélico e geralmente conservador.
Kenneth A. Mathews é um teólogo americano e erudito em Hebraico e Antigo Testamento. Estudou teologia nos Estados Unidos e tem sido professor do Beeson Divinity School por mais de trinta anos.
- Warren Truesdale (blog SeminaryLife): "talvez o melhor comentário de toda a série NAC, sólido na exegese e rico em teologia; Matthews é um exegeta brilhante e muito hábil em extrair significado do texto; essa obra é mais técnica que a maioria na série NAC, trazendo certas discussões exegéticas aprofundadas, porém todo o hebraico é transliterado, então tudo bem se hebraico não é sua praia!"
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "essa obra compete com as de Hamilton e Wenham em profundidade e se aproxima delas em nível de qualidade; talvez um tanto sub-apreciado, mas é um ótimo destaque numa ótima série; a obra é também forte no contexto do antigo oriente próximo"
- Randy McCracken (Calvary Chapel Bible College): "pra mim, o melhor dos comentários de Gênesis porque Mathews se beneficiou de excelentes trabalhos anteriores, incluindo as obras de Wenham e Hamilton; nenhuma discussão importante é omitida - uma das obras mais completas sobre Gênesis"
OBS: esse comentário é considerado mais acessível (fácil de ler) que os de Wenham e Hamilton; o autor também escreveu comentários em outros livros do Antigo Testamento, e.g. Levítico e Josué.
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
obs: tem nível mais intermediário, porém aqui foi classificado como avançado por ser semi-técnico
Genesis: a commentary (656p), por Bruce K. Waltke; não faz parte de nenhuma série; originalmente publicado em 2001; trazido ao Brasil com título "Gênesis" como parte da série "Comentários do Antigo Testamento" da editora Cultura Cristã; a 2a edição brasileira de 2019 conta com uma tradução atualizada do texto original de 2001.
Essa obra adota uma visão literária/teológica da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, semi-técnico, evangélico e no geral conservador.
Bruce K. Waltke é um teologo americano de linha reformada e estudioso do Antigo Testamento. Ele estudou teologia nos Estados Unidos e foi professor de várias universidades de renome, como dos Seminários Teológicos de Dallas e de Westminster, bem como do Regent College.
- Joel Beeke: "interpreta Gênesis como uma obra de literatura teológica, foca em aspectos primários da narrativa e da teologia; ele analisa as dez iniciativas de Deus ('toledots') na história da salvação e interpreta o texto usando doze níveis de significado, assim trazendo o melhor das críticas de forma, fonte e narrativa ao compor uma das melhores análises teológicas e literárias do livro de Gênesis"
- Warren Truesdale (blog SeminaryLife): "o conteúdo é excelente, foca na estrutura de Gênesis, fluxo narrativo do livro e na teologia bíblica, trazendo também reflexões sistemáticas ao final das seções; inclui muita discussão exegética, bem como contexto do antigo oriente próximo e até critical textual"
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "considero sua exegese a melhor dentre os comentários de Gênesis que já li, mas Waltke não traz muitos detalhes sobre o contexto histórico, linguagem ou outras coisas que se poderia esperar de um comentário para ajudar na compreesão de Gênesis"
OBS: Waltke também escreveu comentários de primeira linha nos livros de Provérbios, Eclesiastes e Miquéias, bem como é autor do conhecido livro "Teologia do Antigo Testamento" (ed. Vida Nova).
.
.
.
Top 3(+1) obras de nível Intermediário
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (768p), por John H. Walton; faz parte da série NIVAC; originalmente publicado em 2001; ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra traz uma visão teológica peculiar da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, geralmente conservador e útil ao estudo pessoal (traz aplicações).
John H. Walton é um conhecido teólogo americano e erudito do Antigo Testamento e das culturas do antigo oriente próximo. PhD pelo Hebrew Union College, foi professor do Instituto Bíblico Moody por 20 anos, depois se tornando professor do Wheaton College. Escreveu diversos livros e artigos.
- Keith Mathison (ministério Ligonier): "considero essa obra o 5o melhor comentário de Gênesis que existe; obras da série NIVAC não tratam tantas questões técnicas, mas focam em fazer a ponte entre o público original do texto bíblico e o mundo contemporâneo; bem útil p/ pregadores e professores"
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "essa obra é considerada por muitos um dos melhores comentários com viés de exposição/aplicação de Gênesis; além disso, um ponto forte é a discussão acadêmica do contexto do antigo oriente próximo, relevante para a questão do gênero literário"
- Warren Truesdale (blog SeminaryLife): "uma obra evangélica, acessível e sólida sobre Gênesis, do mesmo autor de 'O mundo perdido de Gênesis 1' e 'O mundo perdido de Adão e Eva' (os quais eu recomendo fortemente, embora parcialmente discorde de ambos); ele argumenta (corretamente, a meu ver) que o cosmos é criado para ser o Templo de Deus, numa interpretação de acarreta vários temas de teologia bíblica discutidos ao longo do comentário; o espaço significativo dedicado nessa obra à aplicação e exegese o fazem adequado tanto para uso devocional quanto estudo profundo"
OBS: ao propor uma visão funcional (ao invés de material) da criação, Walton tem contribuído muito para discussões recentes sobre como interpretar os primeiros capítulos de Gênesis; muitos leitores mencionam que Walton dedica espaço desproporcional aos capítulos 1-11 e especialmente 1-3, não sendo tão aprofundado ao comentar o restante de Gênesis - esse viés, porém, permite que o autor discuta exaustivamente como os primeiros leitores de Gênesis teriam interpretado o texto, algo que obviamente depende da cosmovisão dos povos antigos, incluindo suas mitologias, religião, etc.
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (312p), por John H. Sailhamer; faz parte da série EBC; versão original de 1990, mas revisada em 2008; a versão revisada impressa vem com comentários de Êxodo (por Walter C. Kaiser Jr.) e Levítico (por Richard S. Hess), totalizando 832p; já Gênesis em si (sozinho) só existe em versão digital; ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra adota visão peculiar da criação (ver OBS abaixo) e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, acadêmico, evangélico e no geral conservador.
John H. Sailhamer (falecido em 2017) foi um teólogo americano e estudioso do Antigo Testamento e do pentateuco. Foi professor dos seminários teológicos Southeastern Baptist e Golden Gate Baptist.
- Warren Truesdale (blog SeminaryLife): "a interpretação de Sailhamer é um pouco excêntrica e ainda assim muito reveladora; nas palavras do autor - 'A forma final do pentateuco mostra que devemos ler suas narrativas históricas de modo tipológico e futurista. Os eventos do passado são apresentados como indicadores para o futuro e o futuro é retratado como semelhante ao passado... É dessa forma que a semente de Abraão aponta para o futuro rei redentor dos poemas do pentateuco.' - e eu acho que Sailhamer afinal está correto na sua interpretação, então recomendo fortemente para todos!"
- Website bestbiblecommentaries.com comenta: "essa obra de Sailhamer é apreciada pelas posições conservadoras e meticulosidade, pois fornece explicações versículo por versículo; estudiosos devem achar útil a interação de Sailhamer com a literatura do antigo oriente próximo, que pastores e outros leitores da Bíblia podem não achar tão útil - mas ele também traz boas aplicações devocionais"
- O ministério Desiring God (associado a John Piper) recomenda especificamente dois comentários do livro de Gênesis - esse de Sailhamer e o de Gordon Wenham (ver acima em nível avançado).
OBS: essa obra propõe uma visão peculiar da criação, aberta à ideia de que Gn 1:1 tenha ocorrido há bilhões de anos atrás, mas que a criação da "terra" nos versos seguintes se refere ao Éden apenas, criado em 6 dias literais - essa interpretação é chamada por Sailhamer de "histórico-criacionista".
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Creation & Blessing (744p), por Allen P. Ross; não faz parte de série alguma; conteúdo publicado em 1988; não é bem um comentário bíblico, mas um guia detalhado que ajuda no estudo e exposição de Gênesis; ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra segue uma visão tradicional da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, visa pregadores/professores, evangélico e conservador.
Allen P. Ross é um teologo americano e estudioso do Antigo Testamento. Fez teologia no Seminário Teológico de Dallas (ThM e ThD) e Universidade de Cambridge (PhD). Tendo já ensinado em vários seminários, tornou-se em 2002 professor da Beeson Divinity School (da Universidade de Samford).
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "Ross escreveu um excelente guia para expositores que desejam ensinar o livro de Gênesis; apesar de não ser bem um comentário, traz muitos comentários sobre Gênesis ao longo do livro, os quais eu achei realmente muito úteis; os comentários bíblicos de Walton e Sailhamer são mais atualizados, mas Ross traz contribuições únicas"
- Tim Challies (Grace Fellowship Church): "essa obra não é um comentário, mas é sim uma exposição destinada a ajudar o pregador; Ross defende autoria por Moisés e uma criação de seis dias; em vez de expor verso a verso, ele procede seção por seção na maneira que ele recomenda pregar o livro; eu mesmo usei este volume várias vezes e considero uma ajuda muito útil"
- Keith Mathison (ministério Ligonier): "embora não seja tecnicamente um comentário, o livro de Ross é um recurso inestimável para expositores; se você é pastor, não deveria ficar sem este livro"
OBS: o autor tem uma obra similar no livro de Levítico (Holiness to the Lord), além de um comentário de Provérbios na série EBC (edição revisada) e um comentário de 3 volumes no livro de Salmos.
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (600p), por Tremper Longman; faz parte da série SGBC; publicação original de 2016; ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra adota uma visão figurativa (não literal) da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, no geral conservador e útil ao estudo pessoal (traz aplicações).
Tremper Longman III é um teólogo americano e erudito do Antigo Testamento. Estudou teologia nos Estados Unidos (PhD pela Yale Univ.), escreveu vários livros e foi professor em diversas escolas de renome, incluindo os seminários teológicos de Fuller e de Westminster, bem como Regent College.
- Dave Cook (Southwestern Baptist Theological Seminary / Baptist Calvary Church): "dos eruditos de nível similar a Longman (topo da erudição no AT), ele é quem faz o melhor trabalho ao destilar mitos de criação e dilúvio do antigo oriente próximo, agregando ainda o melhor em estudos literários, da língua hebraica e da teologia bíblica num comentário riquíssimo, mas acessível - cinco estrelas!"
- John M. Kight (Forge Theological Seminary / The Well Church): "um dos melhores aspectos desse comentário é a compreensão quase enciclopédica de Longman acerca do antigo oriente próximo - ele presta um serviço incrível ao leitor, tornando essa informação acessível e fácil de digerir; a obra privilegia a explicação ao invés da aplicação, apesar das aplicações não serem ruins; é bom também ressaltar que Longman não vai se alinhar com a maioria dos leitores tradicionais devido à sua visão sobre Gênesis 1-3, onde ele adota uma leitura figurativa do texto e crítica da interpretação literal - de toda forma, isso fará bem ao motivar o raciocínio crítico daqueles que discordam dele"
OBS: Longman é autor de vários comentários bíblicos de primeira linha e, ainda no livro de Gênesis, escreveu o livro "Como ler Gênesis", já publicado no Brasil pela editora Vida Nova.
.
.
.
Top 3(+1) obras de nível Introdutório
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (230p), por Derek Kidner; faz parte da série TOTC; conteúdo original de 1967 (várias capas, mesmo texto); trazido ao Brasil com o título "Gênesis: introdução e comentário" como parte da série Cultura Bíblica da editora Vida Nova.
Essa obra adota uma visão dos "dias-eras" na criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, no geral conservador e útil ao estudo pessoal (devocional).
Derek Kidner foi um pastor anglicano e estudioso do Antigo Testamento, conhecido por ser autor de comentários bíblicos breves e profundos. Mestre pelo Christ's College (univ. Cambridge), foi pastor e tutor sênior do Oak Hill Theological College até se tornar diretor da Tyndale House em Cambridge.
- Jeremy Pierce (blog/podcast Parableman): "essa obra de Kidner pode já estar desatualizada, mas é tão boa que requer menção especial; é um volume bastante breve, mas Kidner é mestre em trazer muitas reflexões excelentes em um espaço pequeno; de certa forma, ele é mais imaginativo e mais cuidadoso do que a maioria dos comentários mais detalhados que você encontrará na minha lista"
- Tim Challies (Grace Fellowship Church): "essa obra é muito mais curta que comentários típicos, mas isso, aliado a um estilo de conversação, torna Kidner especialmente agradável de ler; o espaço curto exige uma grande concisão que pode ser tanto uma ajuda quanto uma decepção; quem é pregador com certeza precisará complementar com livros mais completos; ainda assim, é um ótimo texto para começar e uma excelente escolha para quem quer evitar trabalhos mais acadêmicos"
- Keith Mathison (ministério Ligonier): "esse comentário é mais antigo e curto, mas para aqueles que procuram um comentário introdutório conciso e útil, é provavelmente o melhor lugar para começar"
OBS: Kidner tem outros comentários na série TOTC (Salmos, Provérbios, Esdras e Neemias), todos já trazidos ao Brasil como parte da série Cultura Bíblica da editora Vida Nova, bem como escreveu um ótimo comentário em Eclesiastes na série A Bíblia fala hoje, já publicada no Brasil pela editora ABU.
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis: Beginning and Blessing (700p), por R. Kent Hughes; faz parte da série PTW; foi publicado originalmente em 2004 (capa renovada apenas); ainda não há no Brasil versão traduzida.
Essa obra segue uma visão tradicional da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, conservador e útil ao estudo pessoal (devocional).
R. Kent Hughes (doutor pela Trinity Evangelical Divinity School) é pastor emérito da College Church, bem como ex-professor de teologia prática no Westminster Theological Seminary. Atua como editor da série de comentários bíblicos "Preaching the Word" e é autor ou coautor de muitos livros.
- Brian Richards (New Orleans Baptist Theological Seminary / The Baptist College Of Florida): "como é típico de seus escritos, R. Kent Hughes combina aplicação relevante com exposição sólida; muitos comentários em Gênesis são repletos de linguagem técnica que só beneficia alguns, porém Hughes reconhece que a maioria dos cristãos não precisa do jargão extra - eles só precisam da verdade da Palavra de Deus apresentada de forma desafiante; esse é um comentário fantástico!"
- Joel Beeke: "o livro de Gênesis estabelece as bases para o relacionamento entre Deus e o homem, bem como introduz o plano de Deus para nossa salvação; nesse comentário R. Kent Hughes explora Gênesis com cuidado e perspicácia, algo que a série 'Preaching the Word' tem como marca"
OBS: Hughes é autor de mais de dez outros comentários bem avaliados dessa mesma série (PTW).
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (600p), por Tremper Longman; faz parte da série SGBC; publicação original de 2016; ainda não há versão traduzida no Brasil.
Essa obra adota uma visão figurativa (não literal) da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, no geral conservador e útil ao estudo pessoal (traz aplicações).
Tremper Longman III é um teólogo americano e erudito do Antigo Testamento. Estudou teologia nos Estados Unidos (PhD pela Yale Univ.), escreveu vários livros e foi professor em diversas escolas de renome, incluindo os seminários teológicos de Fuller e de Westminster, bem como Regent College.
- Dave Cook (Southwestern Baptist Theological Seminary / Baptist Calvary Church): "dos eruditos de nível similar a Longman (topo da erudição no AT), ele é quem faz o melhor trabalho ao destilar mitos de criação e dilúvio do antigo oriente próximo, agregando ainda o melhor em estudos literários, da língua hebraica e da teologia bíblica num comentário riquíssimo, mas acessível - cinco estrelas!"
- John M. Kight (Forge Theological Seminary / The Well Church): "um dos melhores aspectos desse comentário é a compreensão quase enciclopédica de Longman acerca do antigo oriente próximo - ele presta um serviço incrível ao leitor, tornando essa informação acessível e fácil de digerir; a obra privilegia a explicação ao invés da aplicação, apesar das aplicações não serem ruins; é bom também ressaltar que Longman não vai se alinhar com a maioria dos leitores tradicionais devido à sua visão sobre Gênesis 1-3, onde ele adota uma leitura figurativa do texto e crítica da interpretação literal - de toda forma, isso fará bem ao motivar o raciocínio crítico daqueles que discordam dele"
OBS: Longman é autor de vários comentários bíblicos de primeira linha e, ainda no livro de Gênesis, escreveu o livro "Como ler Gênesis", já publicado no Brasil pela editora Vida Nova.
.
(clique nas capas p/ links de compra)
(capas versão inglês)
(capas versão brasileira)
Genesis (420p), por Andrew Steinmann; faz parte da série TOTC; publicação original de 2019; ainda não há versão traduzida no Brasil; note que este volume substitui na série TOTC o comentário de Derek Kidner de 1967, já mencionado acima.
Essa obra segue uma visão tradicional da criação e se encaixa nas seguintes categorias:
Expositivo, evangélico, conservador e útil ao estudo pessoal (devocional).
Andrew E. Steinmann é um teólogo americano e erudito do Antigo Testamento. Estudou teologia nos Estados Unidos (PhD pela Michigan Univ.), atuou como pastor de tradição luterana e como professor de teologia e hebraico na Concordia University em Chicago.
- A. S. Kulikovsky (site Creation.com): "uma ordem de magnitude melhor que o comentário de Kidner da mesma série, trazendo explicações claras e geralmente precisas quanto à história e teologia de Genesis... um comentário conciso e confiável, além de acessível a pastores e pregadores"
- Roy Lindo (New Orleans Baptist Theol. Sem. / Southwestern Baptist Theol. Sem.): "considero esse comentário um sopro de ar fresco devido à sua erudição moderna... faz uma ponte entre erudição acadêmica e interpretação bíblica... recomendo essa contribuição de Steinmann a qualquer pessoa interessada em compreender o propósito e a teologia de Genesis"
- J. Reagan (blog TheReaganReview): "conservador e maravilhoso, sabe resumir bem as opiniões de outros estudiosos antes de oferecer as suas... pastores vão amar esse livro, que possivelmente é a melhor opção para indicar àquele membro da igreja que estuda as escrituras com profundidade"
OBS: Steinmann é autor de vários comentários bíblicos da série Concordia (1&2 Samuel, Provérbios, Daniel, Esdras e Neemias), ainda não publicados no Brasil.